Para ouvir Sylvia Telles

Published by

on

A cantora Sylvia Telles tem vida e obra desvendadas em sua primeira biografia. O livro ‘Para ouvir Sylvia Telles’ foi lançado em janeiro de 2022 pela editora Showtime e é fruto de uma década de trabalho, tem prefácio de Joyce Moreno, quarta-capa de Ruy Castro e retrata uma personagem símbolo dos anos 1950 e 60, pioneira da Bossa Nova e estilista da voz.

‘Ela era fascinante, e eu, fascinado por ela’, relembra João Gilberto em depoimento inédito. Sylvia Telles e Tom Jobim conheceram juntos o sucesso, Sylvia lançou 15 canções do maestro em primeira mão. Para Roberto Menescal e Carlos Lyra, o primeiro emprego e a estreia em disco. Maria Bethânia e Caetano Veloso relembram um momento inesquecível no palco, a força de seu repertório e o preço que Sylvia pagou por sua ousadia.

Num momento de grandes transformações culturais e comportamentais , Sylvia Telles ocupou lugar de vanguarda; independente, autônoma, criativa e liberal, além de histórias ao lado dos maiores nomes da música brasileira. Uma carreira de sucesso interrompida no auge, aos 31 anos, um recorte de um dos períodos mais férteis da cultura brasileira.

Clique aqui para adquirir seu exemplar!


Conteúdos digitais

Nesta seção, você terá acesso a materiais materiais especiais em áudio e vídeo, revelados por ocasião deste lançamento. Esta página permanecerá como um portfólio em permanente atualização, a fim de abrigar as novas descobertas e interpretações que sempre ocorrem após o fechamento; além de que, algumas histórias foram encurtadas em prol da fluidez do texto impresso e serão desenvolvidas aqui oportunamente. Caso possa contribuir com novos materiais ou deseje saber mais sobre alguma parte do livro, entre em contato! Aproveite o conteúdo digital 😉

Índice

Meus discos: o álbum de Sylvia Telles
Num álbum vermelho, Sylvia guardava seus primeiros discos (os mais raros), além de duas gravações caseiras inéditas.

• Bossa Nova em praça de guerra: o show da Escola Naval, 1959
Sylvia Telles faz a entertainer para 1200 pessoas, falando de amor numa praça de guerra

• Sylvia Telles e Conjunto de Menescal no Zum Zum
Um roteiro musical pelo melhor da noite carioca em 1964.
(Por Joaquim Ferreira dos Santos, para o Instituto Moreira Salles. Em breve)

• Reencontros
Sylvia Telles, Edu Lobo, Tamba Trio, Quinteto Villa-Lobos e as pontes de Aloysio de Oliveira.
(Em breve)


Crie um site ou blog no WordPress.com